Você pode ter um belo jardim se souber escolher as espécies que melhor se adaptam à área externa da casa. “As plantas são capazes de transformar um ambiente da mesma forma que os móveis fazem com o interior da residência. Elas também trazem o acolhimento e proporcionam bem-estar”, diz a arquiteta Carolina Haddad, da CADDA Arquitetura.

Segundo a profissional, definir o estilo do seu jardim e saber como aproveitar cada parte dele são dicas importantes para ter um melhor aproveitamento da área disponível, além de manter o contato com a natureza. Para isso, você também pode contratar um arquiteto paisagista que auxilia na tomada de decisões.
Plantas ornamentais para o jardim
A especialista em jardinagem Ana Regis afirma que o plantio em áreas externas que tenham meia-sombra permite o crescimento de mais espécies. Nesses locais, há o recebimento da luz do sol em algumas horas do dia. Pensando nisso, ela indicou cinco plantas que são perfeitas para o jardim, além de fáceis de cuidar. Confira:
Samambaias e avencas

Plantas que gostam de umidade e se adaptam muito bem à sombra com muita claridade. Elas precisam de luz leve e não é indicado mantê-las em locais quentes e abafados.
Aspargo-alfinete

Planta com textura que lembra pumas e também pode ser cultivada em áreas que recebem muito sol.
Sansevieras

Conhecidas como espadas-de-São-Jorge, são opções para os ambientes internos e externos, pois são muito resistentes. Elas precisam de luminosidade para que possam se desenvolver.
