Marabuco

Conversamos com uma especialista em jardinagem que indicou espécies fáceis de cuidar e que se adaptam à área externa

Você pode ter um belo jardim se souber escolher as espécies que melhor se adaptam à área externa da casa. “As plantas são capazes de transformar um ambiente da mesma forma que os móveis fazem com o interior da residência. Elas também trazem o acolhimento e proporcionam bem-estar”, diz a arquiteta Carolina Haddad, da CADDA Arquitetura.

 

5 plantas ornamentais para cultivar no seu jardim (Foto: Reprodução / Instagram / @nossaselva)
Assim como as samambaias, as avencas devem ser regadas de acordo com a necessidade. Mas o ideal é manter o vaso sempre úmido. (Foto: Reprodução / Instagram / @nossaselva)

Segundo a profissional, definir o estilo do seu jardim e saber como aproveitar cada parte dele são dicas importantes para ter um melhor aproveitamento da área disponível, além de manter o contato com a natureza. Para isso, você também pode contratar um arquiteto paisagista que auxilia na tomada de decisões.

Plantas ornamentais para o jardim

A especialista em jardinagem Ana Regis afirma que o plantio em áreas externas que tenham meia-sombra permite o crescimento de mais espécies. Nesses locais, há o recebimento da luz do sol em algumas horas do dia. Pensando nisso, ela indicou cinco plantas que são perfeitas para o jardim, além de fáceis de cuidar. Confira:

Samambaias e avencas

5 plantas ornamentais para cultivar no seu jardim (Foto: Reprodução / Instagram / @ferdagrela)
(Foto: Reprodução / Instagram / @ferdagrela)

Plantas que gostam de umidade e se adaptam muito bem à sombra com muita claridade. Elas precisam de luz leve e não é indicado mantê-las em locais quentes e abafados.

Aspargo-alfinete

5 plantas ornamentais para cultivar no seu jardim (Foto: Reprodução / Instagram / @viviane.cristinasilva)
(Foto: Reprodução / Instagram / @viviane.cristinasilva)

Planta com textura que lembra pumas e também pode ser cultivada em áreas que recebem muito sol.

Sansevieras

5 plantas ornamentais para cultivar no seu jardim (Foto: Reprodução / Instagram / @proyectopasillodeco)
 (Foto: Reprodução / Instagram / @proyectopasillodeco)

Conhecidas como espadas-de-São-Jorge, são opções para os ambientes internos e externos, pois são muito resistentes. Elas precisam de luminosidade para que possam se desenvolver.

5 plantas ornamentais para cultivar no seu jardim (Foto: Reprodução / Instagram / @verdeevibes)
A begônia rex é uma planta com folhagem vibrante e de textura aveludada, mas é venenosa e tóxica para animais (Foto: Reprodução / Instagram / @verdeevibes)

Este artigo foi publicado originalmente pela Casavogue