Marabuco

O QUE ACHAMOS DA FEIRA DE MILÃO 2019

Pode-se dizer que é um sonho de qualquer arquiteto ou profissional de design conhecer a Feira de Móveis de Milão, durante a Milan Design Week. O evento, também conhecido como Salone del Mobile Milano (Isaloni), acontece anualmente  na Itália desde 1961 e é considerado referência no design e no setor imobiliário, além de contar com a apresentação de diversas inovações e tendências mundiais. Juntamente com a feira de móveis, também acontecem as exibições das novidades em iluminação nos pavilhões da  Euroluce nos anos ímpares e, durante os anos pares, o que há de melhor em design de cozinhas, na Eurocucina.

Marcela Marabuco em uma das exposições da feira internacional de Milão, em 2019

Durante a edição de 2019 os fundadores do Marabuco Arquitetos, Marcela Marabuco e Rodolfo Campos, foram conhecer de perto todas as novidades em móveis e iluminação de padrão internacional. A 58ª edição do Isaloni contou com exposição de cerca de 100 países diferentes e mais de 1000 pavilhões espalhados pela cidade durante os 3 dias de feira.

Estão em destaque na exposição B&B Italia, Vitra, Roberto Cavalli, Sabba, Qeeboo,  Bonaldo e a marca brasileira A lot of Brazil. As tendências em móveis exploram tons terrosos, cores quentes, formas circulares, a beleza do imperfeito e a sustentabilidade. Até mesmo antes da pandemia haviam marcas que apostaram em designs multifuncionais dedicadas às necessidades do home-office.

Já a exposição da Euroluce é verdadeiramente encantadora. São quatro pavilhões que expõem produtos de cerca de 400 marcas de iluminação. De peças em vidro a peças em alumínio, das formas orgânicas aos formatos geométricos, cada objeto é cuidadosamente pensado para ser único e inovador. Um aspecto bastante recorrente era a aposta no design interativo, como na luminária da marca Preciosa que convida o visitante a inspirar sensores que iluminam de forma gradativa as mais de 8000 esferas de luz que a compõe. Você pode conferir o vídeo no nosso instagram clicando aqui.

Preciosa na feira de Milão 2019. Fonte: https://www.designmag.cz/

No último dia exploramos também o Fuorisalone. Um grande destaque do que conhecemos foi o pavilhão de exposição do Google, que aposta no design sensitivo através da tecnologia. Na entrada o visitante recebe uma wristband (pulseira) que é capaz de medir reações fisiológicas do corpo do usuário, que irá percorrer 3 ambientes com designs completamente diferentes durante 5 minutos em cada um deles. A experiência sensorial proposta pela pulseira do Google pode ser uma futura ferramenta para os designers na etapa de “Briefings”, o qual é possível compreender as  preferências do usuário muito além da percepção visual. 

As Wristbands, do pavilhão Google Fonte: https://design-milk.com/

“Sempre buscamos estar atentos às novidades e as tendências do design. A Semana do Design de Milão é uma oportunidade incrível para conhecer novas culturas e as mais diversas manifestações do mundo da arquitetura.” Diz Marcela Marabuco.

Você pode conferir mais detalhes do evento nos nossos stories em destaque na nossa página do instagram!

Redação: Thais Rodrigues.