Marabuco

TERRA BRASILIS: A RETOMADA DE UM GIGANTE

Ir além do projeto e pensar soluções que remodelam os espaços, resolvendo a dor do cliente, são situações que fazem parte da vida do arquiteto. E foi assim que o nosso escritório se deparou com o Edifício Terra Brasilis, um marco do mercado imobiliário de Caruaru que estava parado e precisava de uma intervenção arquitetônica para que voltasse a ser comercializado.

Precisamos contar brevemente a história para que você entenda o contexto e o tamanho do desafio. O empreendimento foi lançado em 2013, com uma proposta ousada que trazia 40 pavimentos com um apartamento de 310m² por andar, sendo, quatro suítes, sala para três ambientes, três varandas, três elevadores, entre outros destaques. Porém, em 2017 as obras foram interrompidas e, até então, não haviam sido retomadas.   

Além de questões burocráticas, o próprio mercado já dava uma resposta diferente em relação a esse tipo de empreendimento, buscando outras tipologias no mercado imobiliário. Somado a isso, houve nos últimos anos o advento dos condomínios horizontais fechados, que se consolidaram como opção para quem busca esse tipo de moradia. Em tese, o mercado não buscava apartamentos com áreas tão expressivas como 310m².

Foi aí que, em 2021 um grupo de investidores inconformados em verem tão grandioso projeto parado tiveram a ideia de remodelar o empreendimento, dividindo o que era um apartamento por andar, passando a ser dois, conseguindo assim a viabilidade do empreendimento. Após algumas soluções propostas por outros escritórios, porém, essas não traziam a funcionalidade e a viabilidade tanto arquitetônica quanto estruturalmente necessárias para repartir os apartamentos em duas unidades. Então, como um “presente” o projeto chegou até nosso escritório como um desafio desacreditado de ser solucionado, e nos debruçamos, aceitamos o desafio e conseguimos atender as expectativas para retomada do Terra Brasilis.

De acordo com Rodolfo Campos, gestor do Marabuco, o resultado foi mais do que satisfatório, unindo esforço e criatividade. “Nós não quebramos caixa de escada, não quebramos elevador, nem fizemos grandes níveis de interferência. Fizemos um acréscimo de uma laje, onde foi possível ganhar de 15 a 20 m² de lâmina para viabilizar o produto para o mercado imobiliário. Conseguimos, assim, um conceito moderno de casas suspensas, com o conforto que elas propiciam, aliado à comodidade e praticidade de morar em um apartamento”, disse. Com isso, solução aprovada e o Terra Brasilis estava de volta para ser oferecido ao público que ansiava pelo alto padrão do empreendimento, agora com duas unidades, sendo uma de 190m² (tendo cinco quartos, sendo quatro suítes) e outra com 150m² (com quatro quartos, desses, três suítes) por andar. Serão 37 pavimentos e 74 apartamentos de luxo. Em 2022 houve o relançamento do empreendimento e, em 2023, a retomada das obras.

Ele explica ainda o impacto que isso traz para a cidade. “É uma retomada histórica, pois conseguimos viabilizar um ícone para a cidade, tendo a oportunidade de tirar uma paisagem composta apenas por tijolos, com aspecto de abandono e  inacabado, para um prédio de alto padrão, que trará ainda mais vida e atrativos para o Bairro Universitário, uma das áreas mais nobres e valorizados da cidade”

O BÔNUS: EMPRESARIAL TERRA

O novo projeto Marabuco para o Terra Brasilis trouxe um grande equipamento para contribuir com a economia da região e torná-la ainda mais valorizada. Trata-se do Empresarial Terra, projetado ao lado do edifício, trazendo mais uma opção para uma vida com praticidade e conforto. Ele traz em seu conceito a essência do significado do seu nome, remetendo as curvas da nossa natureza, através do traçado, das texturas e de todos os espaços que ele proporciona.

Após uma adequação das áreas para melhor aproveitamento, o empresarial trará lojas comerciais e salas empresariais no primeiro e no segundo pavimento. Isso irá possibilitar que os próprios moradores tenham mais conforto, caso queiram ter um escritório no mesmo ambiente que mora, e aproveitar os serviços que serão oferecidos, além de garantir mais segurança e movimentação ao bairro com o fluxo de pessoas que será evidenciado.

A arquiteta Marcela Marabuco explica sobre o cuidado em não afetar a experiência de quem mora no Terra Brasilis. “Uma coisa que nos preocupamos foi que a altura do empresarial não ultrapassasse a altura do primeiro pavimento do prédio, para não atrapalhar a visão de ninguém, garantindo também uma ventilação adequada”, frisa.